domingo, 26 de maio de 2013

Moda - Década de 50

Ficheiro:Christian Dior Dress.jpg
*
Christian Dior, "new look", década de 50.
Créditos da Imagem:
Flick.com - Wikimédia Commons
*
O fim da Guerra e a emergência dos Estados Unidos como líderes incontestes do mundo ocidental levaram a uma onda de otimismo sem precedentes.
É a época de ouro das multinacionais, de Hollywood e da moda "made in USA" no caso o "new look", criado por Christian Dior mas repaginado e divulgado por centenas de filmes de divas como Marilyn Monroe e Jane Russell. Por um curto espaço de tempo, a Argentina também terá a sua diva, na figura da primeira dama, Eva Perón.
*
As saias são amplas, em godê guarda-chuva ou balonê, revivendo um pouco a época das crinolinas.
Os tecidos brilhantes e "encorpados" como o tafetá e o cetim convivem com o crepe de seda, o tule e o jersey.
O bolerinho volta a ser usado, bem como o redingote.
*
Na moda masculina, a tendência são os topetes, as calças com pregas, a risca-de-giz e os sapatos com a ponta afilada.
Os jovens mais ousados imitam James Dean e Marlon Brando, passando a usar gibão de couro, camiseta branca e calça de brim, a qual ainda não é chamada jeans.
*
Ficheiro:Marilyn Monroe and Jane Russell at Chinese Theater.jpg
*
Um ícone da moda: Marilyn Monroe (com Jane Russell, em 1953).
Créditos da Imagem:
Los Angeles Times - Wikimédia Commons
*
Além dos próprios filmes da época, como Os Homens Preferem as Loiras e Como agarrar um milionário de 1953, O pecado mora ao lado e Ladrão de casaca de 1955, O Sorriso de Mona Lisa, de 2003 é um bom filme para analisarmos as modas e os modos da alta burguesia do nordeste dos Estados Unidos (Nova Inglaterra) entre os anos de 1953 e 1954: estão em pleno uso os soutiens de bojo, as cintas e modeladores, as saias godê em várias padronagens, bem como o duplo padrão de moralidade (onde, a exemplo do que acontecia no Brasil Colonial 15 ao homem tudo era permitido, em se tratando de sexo e sexualidade, e à mulher "de família" tudo era ocultado, tolhido e negado) e a hipocrisia social (onde todos fazem "vistas grossas" aos "pecadilhos" dos bem nascidos, mas não perdoam nem mesmo o menor deslize dos subalternos) tão característica daquela forma de sociedade.
*
Fonte de Pesquisa:
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita fashion!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...